A Cripta dos Vampiros – Parte 01

Vampiros.
Muitos, senão a maioria, nutrem certo fascínio por estes seres sobrenaturais.
Belos e elegantes, porém manipuladores e enganadores, essas criaturas
há décadas povoam filmes, livros, seriados, contos e as mais variadas histórias.
Bem, vamos tentar descobrir um pouco mais sobre estes seres ...

Walacionil Wosch


O Que São Vampiros?

Ninguém sabe ao certo. Durante os milênios, muitos estudiosos tentaram dar uma resposta exata para esta pergunta, mas sem sucesso. Praticamente todas as culturas do nosso planeta apresentam histórias sobre vampirismo, do Oriente Médio à Europa Oriental, passando pela África e Américas.

Em comum entre as muitas histórias de Vampiro pelo mundo, apenas alguns dados fundamentais: Vampiro é uma criatura das Trevas, imortal (ou quase) e que se alimenta de sangue. Quanto à origem dos Vampiros, as divergências começam aqui. Para muitos, Vampiro é o espírito maléfico de um suicida, de alguém que foi condenado pela Igreja ou que tenha levado uma vida má e infeliz. Para outros, é um cadáver reanimado pelo próprio Demônio.

A história mais surpreendente de todas, entretanto, afirma que os Vampiros são tão antigos quanto a Criação. A Bíblia nos ensina que, por ter assassinado o irmão, Caim foi condenado por Deus a vagar eternamente, sem descanso, carregando consigo um estigma, uma marca. Muitos afirmam que Caim foi o primeiro e mais poderoso Vampiro, e transmitiu a seus descendentes sua maldição. Aliás, a grande maioria das histórias confirma este aterrorizante poder: através do sangue, uma pessoa pode ser vampirizada, dando origem a mais um Vampiro.

A Terra dos Vampiros


A Europa Oriental é uma região misteriosa e complexa, tanto política como geograficamente. O termo Europa Oriental é recente e definia-se basicamente por um critério político, na medida em que abrangia os paises do chamado “socialismo real” (Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Iugoslávia, Albânia e a parte européia da Rússia), mais a Grécia e parte da Turquia.


Principais Regiões Vampirescas da Europa Oriental


Transilvânia: É a mais famosa região de vampirismo que se conhece. Pertencente à Romênia desde 1918, fez parte do antigo Império Austro-Húngaro.

Valáquia: Outra região da Romênia. Antigo principado no sudoeste da Europa, criado no Século XVIII. Esteve sob domínio turco de 1460 a 1859, ano em que unificou-se com a Moldávia para formar a Romênia.
Faz fronteira com a Transilvânia.

Rutênia: Também conhecida como Ucrânia subcarpática. Antiga região da Thecoslováquia. Foi tomada pela Hungria em 1939. Em 1945, foi cedida a ex-U.R.S.S.

Eslováquia: Região da Thecoslováquia de 1918 até 1952, quando declarou-se independente.

Moravia: Antiga província da Thecoslováquia. Forma hoje, junto com a Boêmia, a república Tcheca.

Boêmia: Histórica região da Thcecoslováquia.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário