Tiahuanaco, o Portal do Sol

Segundo os Aymara, a porta guarda um segredo que os antigos deixaram escondido para ajudar a uma futura humanidade em problemas.


É o monumento mais famoso de Tiahuanaco, uma gigantesca escultura talhada em um único bloco, que mede 3 metros de altura, 5 de largura e pesa mais de 10 toneladas. No topo do monumento a imagem do deus "Viracocha" é rodeada de 48 efígies (representação plástica de uma divindade ou pessoa; imagem), 32 faces humanas e 16 cabeças de condor.

Espalhados nos arredores de Tiahuanaco estão blocos de arenito com peso de 100 toneladas que sustentam monolitos com mais de 60. Superfícies lisas com canaletas exatíssimas ligam-se à gigantescas pedras tendo entre si grampos de cobre perfeitamente encaixados. Em blocos de pedra de 10 toneladas, encontram-se furos de 2,5 metros de comprimento, cuja finalidade é desconhecida.

A cidade de Tiahuanaco, Bolívia, hoje um sítio arqueológico, além de muitos mistérios em torno de seus monumentos possui um panorama de outro planeta. A região é árida e qualquer esforço físico é uma tortura para quem não é dali, pois está a mais de 4.000 metros de altitude. 

Uma das engenhosidades da região se estende por uma área de 4.000 metros quadrados. São elevações artificiais (pilares) cujo topo, absolutamente planos, sugerem que ali existam edifícios soterrados. Seus exímios arquitetos viveram entre os anos 1580 a.C. e 1200. De acordo com arqueólogos bolivianos, o que hoje é visto no sítio arqueológico de Tiahuanaco não representa nem 5% do que era essa cidade no passado. São capítulos desconhecidos da história, mas que ainda podem ser testemunhados ao caminhar, sem pressa, pelas margens do Lago Titicaca.

Uma lenda é a única explicação para a origem do povo tiahuanaco. Ela descreve uma espaçonave dourada, procedente das estrelas. Nela teria vindo uma mulher, Orjana, com a missão de tornar-se a mãe da Terra. Orjana tinha membranas entre os dedos, como nadadeiras no lugar das mãos. Ela deu à luz 70 filhos e regressou em seguida às estrelas. De fato existem rochas em Tiahuanaco com desenhos que mostram seres de 4 dedos. Não há explicação plausível nem sobre a origem, nem sobre o fim dessa cultura.

Uma espécie de soldado esculpido em arenito vermelho, pesa 20 toneladas, tem mais de 7metros de altura e idade de 27.000 anos. Foi achado no "velho templo", uma edificação de arquitetura primitiva e rude que contrasta com a riqueza de detalhes e precisão com que estão gravados registros astronômicos no corpo do Grande Ídolo.

Condutores de água feitos de pedra, com 2 metros decomprimento, 0.5 metro de largura e de igual altura… Que povo primitivo teria sido tão avançado tecnologicamente, a ponto de poder construir, mover, assentar e unir esses imensos blocos de pedra?

Foi achado na lama seca em Tiahuanaco um calendário pré-histórico que apresenta os equinócios (instante em que o sol no seu movimento anual aparentemente corta o equador celeste), as estações do ano e as posições da Lua em cada hora, mesmo levando em conta a rotação da Terra!

Estrada? Na Bolívia, perto de Santa Cruz, encontram-se estas alongadas construções de alvenaria. Poderiam ter sido estradas para um povo que não usava rodas?

Estudiosos acreditam que a cultura inca teve origem no povo tiahuanaco. Com uma arquitetura, estrutura social e política únicas ergueram um império que se estendeu da Colômbia à Patagônia argentina até seu aniquilamento pelos espanhóis, na primeira metade do século 16.

No caminho para Machu Picchu, Peru, estão as ruínas de Sacsayhuaman. Fortificações erguidas pelos incas com precisão incomparável, seus muros de 500 metros de comprimento e 18 de altura possuem encaixes entre as pedras que, mesmo hoje, a tecnologia não conseguiria copiar. 

Saindo dos fortes de Sacsayhuaman encontram-se, a poucas centenas de metros de distância, no declive da montanha e de dentro de uma cratera um imenso colosso. Um monolito que pesa 20.000 toneladas, é do tamanho de um prédio de 4 andares e foi lavrado, sem falhas, com degraus, rampas espirais e orifícios. Tudo isso de cabeça para baixo! 

Sem dúvida não seria um "hobby" de horas vagas dos incas… Que tecnologia teria extraído, transportado e lavrado esses blocos? Quais as forças titânicas que aqui estiveram em jogo ? E com que finalidade?

A menos de 300 metros de distância dos monstruosos blocos de pedra de Sacsayhuaman estão vitrificações de rochas que, a rigor, somente seriam possível pela fusão de pedras sob as mais elevadas temperaturas. Aliás também se encontram estas formações na areia dos desertos de Gobi e do Iraque, mas por que essas vitrificações se assemelham tanto àquelas que se formaram durante as explosões atômicas no deserto de Nevada, EUA?


4 comentários:

  1. De fato compartilhamos do mesmo gosto para postagens...rsrsr. A algum tempo eu já havia abordado no Noite Sinistra os assuntos do Portal de Amaru Muru e Tiahuanaco, afinal sou fascinado pela história pre-colombiana...O texto sobre Amaru Muru menciona outros sítios arqueológicos que unidos Tiahuanaco e Amaru Muru formariam em volta do lago Titicaca o desenho de uma cruz. Isso é muito interessante, pois a muitos anos eu li um livro, que não me recordo mais o nome, mas que mencionava a lenda sobre uma suposta estrada subterrânea que ligava Machu Picchu ao lago Titicaca, no livro também era mencionado uma história em que essa "estrada" talvez não estivesse no nosso mundo...Quando li pela primeira vez sobre Amaru Muru essa história me veio a mente...rsrsrsr. Há muito o que se explorar...e a aprender sobre os antigos povos da América do Sul...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS. Parabéns mais uma vez....rsrsr

      Excluir
    2. \o/ \o/ Temos bom gosto! :D :D :D

      Realmente esses misterios e civilizações antigas me fascinam...
      Acho incrível que povos tão antigos tivessem tanto conhecimento, conhecimento esse que ainda hoje nossa tecnologia não consegue copiar. *o*

      Vc viu a postagem sobre Atlantida? Quando tava pesquisando pensei: O Nando vai gostar desse post ^^

      http://medosensitivo.blogspot.com.br/2012/10/atlantida.html

      Excluir