Porque temos pesadelos?

Os pesadelos são experiências desagradáveis que em algumas ocasiões nos parecem tão reais (e quem garante que não são?) que nos levam a enfrentar os nossos piores medos, e o pior é que não podemos escapar-lhes até acordarmos. Este é justamente o argumento de um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos "A Nightmare on Elm Street", onde o assustador Freddy Krueger entra nos sonos das suas vítimas para assassina-las. Mas, ficção à parte, porque temos pesadelos? De onde surgem este sonhos por vezes perturbadores?

O que são os pesadelos?

Os pesadelos podem defenir-se como sonhos angustiantes que geram, na maior parte dos casos, tremores. Aparecem quando nos encontramos na fase do sono mais profunda, um momento em que experimentamos as imagens de uma forma mais real, o resultado é que ao acordarmos sentimo-nos alterados, com o coração acelarado, nervosos e em casos mais extremos, são os nossos próprios gritos ou choro que nos fazem sair desse estado.

  • Causa 1: muita ansiedade
Nos momentos em que por qualquer razão os nossos picos de stress aumentam e sentimo-nos ansiosos ou nervosos é comum ter pesadelos como uma manifestação do nosso estado emocional. As mudanças muito radicais, como por exemplo uma mudança para outro país, também pode fazer com que tenhamos pesadelos devido à tensão que nos gera.
  • Causa 2: resposta a uma situação traumatizante
É frequente que quando passamos por uma situação que nos tenha gerado um impacto muito profundo como por exemplo um acidente, um sequestro ou inclusivamente a morte de um familiar, ter pesadelos. As nossas memórias, conscientes e inconscientes, são factores determinantes no sonho, e no caso das experiências negativas podem traduzir-se em pesadelos.
  • Causa 3: fatores externos
Se durante o sonho há algo que fisicamente nos gera algum tipo de incomodo, isto pode-se manifestar sob a forma de pesadelo. Por exemplo quando há algum barulho em casa, quando ao dormir não respiramos bem (poderíamos sonhar que nos afogamos), quando não estamos comodos a dormir na cama, etc. Ao deitar é possível que não esteja consciente desses detalhes, mas o nosso cérebro incorpora-os no sonho podendo acabar em episódios angustiantes.
  • Causa 4: condições de saúde
Algumas doenças ou condições podem levar-nos a ter pesadelos, por exemplo uma febre muito elevada ou determinados problemas respiratórios como a apneia do sono, que dificultam o descanso e podem conduzir a sonhos perturbadores.
  • Mais comum em crianças
Há algo que todos nós na nossa infância tivemos em comum: os medos e pesadelos, e efetivamente nas crianças maiores de 5 anos os pesadelos são tão comuns que podem ter pelo menos uma vez por semana. Existem muitas opções a respeito, mas alguns especialistas afirmam que isto acontece porque na infância estamos em constante processo de aprendizagem o que pode desencadear algumas tensões nas crianças. Além disso não nos podemos esquecer que as crianças se impressionam muito facilmente, qualquer lembrança negativa pode converter-se num sonho angustiante.
  • Algumas curiosidades
Depois das crianças, são os adolescentes os que mais têm pesadelos. Entre os 25 e os 55 anos este tipo de sonhos diminui a sua frequência. Os pesadelos que mais recordamos são aqueles que sonhamos perto da hora de acordar. Segundo um estudo realizado por cientistas alemães e publicado na European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, os temas mais recorrentes dos pesadelos são: cair no vazio, ser perseguido, chegar atrasado, a morte de um ente querido, o fracasso e ficar paralisado. Este mesmo estudo revelou ainda que os homens têm sobretudo pesadelos relacionados com a violência e a perda de trabalho enquanto nas mulheres estão mais relacionados com assédio sexual e a morte de um ente querido.
  • Conselhos
Ter pesadelos de vez em quando é algo normal, mas se por alguma razão tem estes sonhos regularmente a prática de sonho lúcido pode ser bastante favorável e diminui bastante a frequencia dos pesadelos.

Mas isso tudo não passam de teorias, pois não há realmente como ter certeza do que causam esses "sonhos ruins" (assim como não se têm certeza do porque sonhamos)...

Seriam apenas uma forma de nosso cérebro adaptar-se as diversas situações do dia-a-dia? Uma viagem/projeção astral involuntária? Ou será apenas imagens desconexas sem sentido ou significado? 

Definição espírita: 

Sonhos são sensações do fundo da alma. O corpo espiritual deixa o corpo físico durante o sono. Enquanto um descansa, outro serve-se da momentânea "liberdade" para interagir, aprender ou simplesmente vivenciar novas experiências. Sonhando, somos suscetíveis a impressões provenientes do espírito porque não estamos absorvidos por nosso consciente.

Como nos desligamos do corpo físico podemos "vagar" livremente pelo plano espiritual/astral e eventualmente visitar alguns lugares de energias negativas que ao acordarmos não conseguimos compreender e nem lembrar de toda esperiência causando-nos o desconforto e angustia no qual intitulamos: Pesadelo.

Isto quer dizer que a maior parte de nosso controle está repousando, assim como nossa racionalidade. Portanto, é mais fácil captar impressões (negativas ou positivas). No corpo espiritual, somos muito mais capazes de ver as pessoas queridas e nossos mentores e, eventualmente, prever eventos ou até mesmo rever vidas passadas.

É também quando os espíritos de nossos familiares comunicam-se conosco. Por estarmos mais próximos dos níveis espirituais, quando sonhamos, torna-se, na verdade, mais fácil nos comunicar-mos com os que já se foram. Contudo, muitos não lembram as visitas que receberam, ou lembram-se apenas de relances. Normalmente, nossos sonhos não fazem qualquer sentido. Recordar os sonhos requer prática e disciplina.

Qual sua opnião a respeito?

Fontes: http://casadocaminhosc.org/
http://saude.umcomo.com.br/

3 comentários:

  1. Aqui vai uma historinha de terror coreana que tá bombando na net

    http://comic.naver.com/webtoon/detail.nhn?titleId=350217&no=20&weekday=tue

    xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa pesadelos me fazem lembrar do clipe da musica Dope Hat do Marylin Manson. xDDD

    ResponderExcluir