Navios Fantasmas

O Holandês Voador surge repentinamente nos mares: navio-fantasma, veleiro diabólico, barco maldito, condenado a vagar eternamente entre dois dos três cabos. Do cabo das Tormentas ao cabo Horne, com seu satânico capitão Bernard Fokke ao leme, no meio da tempestade, envolto em relampagos, o veleiro fantástico aparece entre duas enormes vagas, prestes a desaparecer entre duas outras. Lenda? Talvez.

Os guarda-costas norte-americanos destruiram 267 "navios-fantasma" em 1930 e outros aparecem sempre. Trata-se dos destroços de navios naufragados? Sim, mas também de barcos inteiros. Isso aconteceu especialmente no tempo da navegação a vela.

Em abril de 1890, o Marlborough, com seus três mastros, sob as ordens do capitão Hid, foi visto nas imediações da costa sinistra que separa o estreito de Magalhães das ilhas do cabo Horne. Depois não se teve mais notícia dele. O Marlborough foi considerado desaparecido. Exatamente em outubro de 1913, 23 anos mais tarde reapareceu na mesma região, com as velas levantadas. As grandes vagas , que provocam tremores de terras submarinos, atingem até 150 km de comprimento e se deslocam a uma velocidade de quase 800 km/h.

Nessas regiões, o mar pode invadir a costa até dez metros por ano, provocando tempestades violentas. Pois bem, durante 23 anos o Marlborough não foi destruído e suas velas continuaram intactas. Não se teria abrigado em uma baía e voltado ao mar mais tarde impelido por um vento da terra? Impossível. Se tivesse encalhado, as autoridades chilenas ou argentinas teriam sido notificadas, pois os habitantes da Terra do Fogo eram saqueadores temíveis, que precisavam de madeira, víveres e roupas. Ora, a carga do navio estava igualmente intacta.

Algumas pessoas subiram a bordo. As enxarcias estavam verdes, a ponte inteiramente podre, o diário de bordo todo mofado. Um esqueleto foi encontrado segurando o leme, três outros em cima da coberta perto do quartel das escotilhas, dez nos seus postos e seis no refeitório. Todos estavam vestidos normalmente; todos pareciam ter morrido em suas funções e ao mesmo tempo. Uma epidemia teria provocado um reagrupamento. Um envenenamento é inadmissível, porque a tripulação não come às mesmas horas e também porque as reações dos organismos são diferentes de indivíduo para indivíduo. Hoje talvez pensassemos em algum fenomeno de radioatividade, mas quem pode saber? O veleiro que descobriu o Marlborough afastou-se do navio-fantasma e esse nunca mais foi visto.

Em 1873, alguns navegadores encontraram o C. Radorn, um barco de três mastros, com as velas recolhidas. A bordo reinava o silêncio. A seu lado flutuava um outro veleiro de três mastros, em perfeito estado, habitado unicamente por três magníficos cães terra-nova que andavam de um lado para o outro do tombadilho. Nunca mais se ouviu falar nesses navios nem em suas tripulações.

Outro caso famoso foi o do barco carregado de acaju que, com as velas levantadas entrou sozinho no ancoradouro do porto de Cork, na Irlanda. O casco não levava nome algum e não havia documentos a bordo. Ninguém reclamou esse navio anônimo. Em 1907, o Quevilly, de Rouen, encontrou os destroçs da escuna Everest Wabster, considerada perigosa. Pelo binóculo, tudo parecia deserto. A proa estava mergulhada no mar, e tinha a coberta lisa, como um batelão. Algumas pessoas subiram a bordo e encontraram, nos leitos que não estavam inundados, a tripulação quase completa , desfalecida, faminta, e sem forças para fazer sinais.

Como ocorre com os seres humanos , alguns navios agarram-se à vida e não aceitam morrer sem lutar. O Ada Iredale abandonado em chamas , foi encontrado oito meses mais tarde , ainda em combustão . O petroleiro Oklahoma foi cortado em dois. A parte traseira afundou , enquanto a frente continuou flutuando com seu mastro na vertical. Foi encontrado depois ligeiramente inclinado, como um nadador que se prepara para uma longa travessia. Um navio guarda-costas encheu-o de dinamite. Ele mergulhou reaparecendo um pouco adiante. Dobraram a quantidade de dinamite e depois triplicaram sem sucesso. Foi alvejado com um canhão de 12 polegadas. O petroleiro tornou a virar e flutuou de dorso para cima. À noite, finalmente, o Oklahoma dignou-se afundar como um soldado exausto que entrega o último sopro. Os marujos corajosos conhecem bem essa resistência inacreditável dos navios.

Em 195 1 , Kurt Carlsen, comandante do Flying Enterprise , permaneceu sózinho, durante 13 dias, em cima do costado do navio avariado. No dia 26 de outubro de 1902, o barco de três mastros Tourny, da Marinha francesa, foi assaltado por uma tempestade no golfo de Valencia. Um navio de passageiros salvou a tripulação com exceção de um unico homem. Esse, um marinheiro chamado Denis, escondeu-se voluntáriamente a bordo do navio condenado. No dia 31 de outubro, à noite, o barco da Marinha francesa, Isére , encontrou o Tourny quc flutuava com o costado na agua cerca de 140 milhas ao noroeste de Orã.

A bordo estava um homem que não queria abandonar o navio naufragado. Não podia ser salvo a menos que se atirasse ao mar e o navio de guerra não podia correr o risco de aproximar-se muito. O Isére afastou-se e notificou o caso ao porto mais próximo. No dia 8 de novembro, o vapor inglês Syrian Prince tornou a avistar o veleiro flutuando. O mar estava calmo. O vapor sc aproximou. Denis notificou o comandante que somente aceitava ser rebocado mediante a cláusula no cure , no pay (o pagamento só seria feito caso o reboque fosse bem sucedido). Denis recusou a corda pelo vapor , jogou ele próprio uma corda e assumiu o leme do veleiro . O tribunal marítimo concedeu-lhe um terço do valor de revenda do navio e de sua carga. Denis ganhou uma fortuna.

O Dalgonar , deitado no costado , com os mastros e a quilha em cima da água , percorreu mais de 5 mil milhas no Pacifico. O Wyer G. Sargent , abandonado em Halteras , percorreu 6 mil milhas em 18 meses antes de encalhar no estreito de Gilbratar. O Leon White , abandonado junto à costa canadense , foi até a Irlanda , voltou ao Canadá e partiu para as Hévridas , ou seja, 6.800 milhar em dez meses . Os destroços do Fanny E. Wolson , abandonados perto de Charleston, foram vistos um ano mais tarde nos Açores ; o navio naufragado voltou-se depois contra os ventos dominantes no cabo Haiteras e dirigiu-se à Terra Nova , onde desapareceu.

Será que essas explicaçaões bastam? Talvez, mas mesmo assim ocorrem algumas coincidências estranhas. Em 1931, no extremo norte do Canadá , alguns caçadores construiram barracas nas margens e se prepararam para passar o inverno . Mas certa manhã perceberam , espantados , que o Baychino não estava mais no mar : tinha desaparecido com a carga. Lastimando a mercadoria perdida , os caçadores chegaram por terra a Vancouver, onde ouviram contar que seu barco tinha sido visto nas ilhas Franklin , onde estava ancorado normalmente . Um mês mais tarde, um explorador encontrou o barco , em perfeito estado , no mar de Beaufort , mas não pode retirar as peles . A tripulação de uma escuna , depois alguns esquimós e outros caçadores , tentaram apropiar-se da carga , em uma região mais ao norte . Esses também não foram bem sucedidos . O Baychino continua navegando até hoje em alguma região do oceano Ártico. Como um cão fiel, ele se afasta dos que não são seus verdeiros donos.

O Rescue -antigo navio polar - foi cedido como navio-armazém ao George-Henry , baleeiro em expedição no estreito de Hudson. Em um dia de tempestade , em setembro de 1880, o Rescue perdeu os mastros e rachou ao meio. A tripulação foi levada para bordo do George-Henry , que prosseguiu sua atividade . Um ano mais tarde, o George-Henry encontrou-se diante do Rescue que não havia afundado e que parecia seguir uma rota, em vez de navegar à deriva . Logo depois ele desapareceu . Nova tempestade, grandes pedaços de gêlo e, de repente, o Rescue surgiu , impedindo a passagem do George-Henry. O baleeiro, cercado pelos icebergs, não pode manobrar. O Rescue avançou em sua direção. Como um fantasma, o Rescue parecia completamente livre em seus movimentos. Ia abalroar o outro navio mas passou a alguns metros da popa. Naquela noite os marinheiros estavam nervosos e discutindo quando, subitamente, o Rescue tornou a surgir. De novo se aproximou do baleeiro e os marinheiros começaram a perder a cabeça.

O navio condenado os perseguia! O comandante só conseguiu tranquilizar a tripulação quando o Rescue desapareceu definitivamente no horizonte, como um animal desesperado que foi abandonado na estrada e que, exausto de correr, se resigna, finalmente, com sua sorte.

No dia 18 de março de 1884, em meio à neblina, o Frigorifique -primeiro navio equipado com câmaras frigoríficas - foi afundado pelo Rumney. Este último recolheu a tripulação do navio francês e prosseguiu em sua rota sob a neblina. Bruscamente, um vulto surgiu das sombras e se precipitou sobre o Rumney, como se fosse transpassa-lo. Um vulto idêntico ao Frigorifique, silencioso como um fantasma, embora saísse fumaça da sua chaminé, enquanto que a do Frigorifique. tinha sido vista cheia de àgua. A abordagem foi evitada por um triz. De repente, a estranha massa sombria reapareceu, precipitou-se de novo sobre o navio inglês e, dessa vez, conseguiu atingi-lo. O Rumney afundou e o navio-fantasma afastou-se tranquilamente . As duas tripulações, apavoradas ao extremo, abandonaram o navio nas baleeiras. A neblina diminuiu e os homens tornaram a ver o Frigorifique que navegava em direção a leste, depois sudoeste, e finalmente para o sul. O panico se generalizou quando o navio-fantasma rumou em direção às baleeiras. Todos responderam à chamada, logo não podia haver ninguém à bordo. A baleeira dos marinheiros franceses conseguiu abordar o navio abandonado. Alguns subiram a bordo e encontraram as màquinas em perfeitas condições, "movimentando lentamente a hélice", enquanto o leme, "voltado completamente para a direita" , fazia o navio descrever grandes circulos. Embora fosse posteriormente afundado -dessa vez para sempre- o Frigorifique tinha se vingado do seu agressor.

Os mistérios do mar, contudo, nem sempre são tão insondáveis quanto se poderia pensar. Quando o Istrennan, navio-caçador de focas, foi encontrado ao largo do cabo Horne, com todas as luzes acesas, a mesa servida no refeitório para o jantar, era possível pensar que o misério permaneceria inexplicável. Entretanto, um moribundo contou no hospital de Hamerfest que, juntamente com um bando de outros ladrões, havia assaltado o navio ancorado. Os assaltantes recolocaram tudo no lugar, esfregaram o convés ensanguentado, colocaram os pratos e os talheres na mesa. À noite, acenderam as luzes, suspenderam as velas, levantaram a âncora, dirigiram o navio para alto mar e depois fugiram na escuridão.

Durante muito tempo, os marinheiros sonhavam com a história do Mary Celeste. No dia 4 de dezembro de 1872, o veleiro Dei Gratia avistou o Mary Celeste ao largo dos Açores. Abordou-o e, para grande perplexidade do capitão Moorhouse, não havia ninguém a bordo: Moorhouse conduziu a Gibraltar um barco considerado abandonado. Na cabine do imediato, o capitão encontrou o cofre bem como o diário de bordo, cuja última menção dizia: "24 novembro, 11 horas da manhã , 36º de latitude norte, 27º de longitude oeste, bom tempo".

Uma linha foi pulada. Depois, logo abaixo, com a mesma letra apertada :

"Sucede-nos uma coisa estranha . . . ". Era tudo. O mistério permaneceu insondável durante 50 anos. Em setembro de 1872, no porto de Nova York, Moorhouse havia encontrado Briggs, o capitão do Mary Celeste. Moorhouse, em troca de uma parte da carga ceedera a Briggs três homens da tripulação, e os dois comandantes marcaram encontro na ilha de Saint-Michel. Briggs embarcou no Mary Celeste com sua mulher e um piano que foi o responsável por todo o drama. A viagem do Mary Celeste transcorreu em um clima de brigas e de discussões, sobre tudo entre o oficial Hullock e o marinheiro Venholt. A presença da senhora Briggs contribuiu para aumentar o nervosismo geral. Hulloek, irritado ao ouvir os exercicios de piano da senhora Briggs a um centímetro de sua cabeça, atrás de um biombo, mudou o piano de lugar.

Certo dia, o vento cessou bruscamente. Nuvens se formaram a uma velocidade fantástica, o mar sem ondas começou a brilhar como um espelho, e depois o Mary Celeste começou a tremer, a estalar e a dançar frenéticamente. Era uma tempestade inteiramente imprevista. Briggs desceu a sua cabine para observar o enquanto Hullock deixava correr as adriças. De repente, o drama se desencadeou: sob golpe de uma manobra brusca, a senhora Briggs foi esmagada pelo piano. Louco de dor, Briggs acusou Hullock e Peter Banson o timoneiro, pelo acidente mortal. Hulloe mandou atirar ao mar o cadáver e o piano acompanhado pelo próprio Briggs. Sob as ordens de Hullock, os homens beberam, brigaram e um outro homem caiu ao mar, precisamente o marujo Venholt. O navio ancorou em Santa Maria dos Açores, onde Hulock desertou, com medo de ser interrogado por dirigir um navio sem comandante. Toda a tripulação seguiu seu exemplo, com exceção dos três homens cedidos pelo Dei Gratia e do cozinheiro Pimberton. No dia 4, um veleiro apareceu no porto. Era o Dei Gratia. O capitão Moorhouse era um homem experiente. O navegante que encontra um navio abandonado faz um excelente negócio: não havia ninguém a bordo do Mary Celeste.

Ninguém, porquanto os três marinheiros estavam escritos no livro do Dei Gratia. Sobrava apenas o cozinheiro. Evidentemente ele podia ser atirado do tombadilho. Mas o capitão Moorhouse era um cavalheiro perfeito: propos pagar ao cozinheiro sua passagem de volta para a Inglaterra, contanto que não abrisse a boca sobre o ocorrido Foi ali que, 50 anos mais tarde, um jornalista foi encontra-lo para ouvir sua confissão. Assim terminou um dos mistérios mais insondáveis do mar.

De 1891 a 1893, os relatórios oficiais dos capitães assinalaram 1628 navios-fantasma. Em 1912, calculava-se que o número deles aumentava de duzentas unidades por ano. Claro, isso aconteceu há muito tempo. Em 1852 , os navios Terror e Erebius, do explorador John Franklin, reapareceram presos em um iceberg, seis anos depois de terem sido abandonados nas geleiras do arquipélago polar norte-americano. Em 1911, foi encontrado em perfeito estado o navio de exploração Investigator, abandonado por McLure em 1854.

Em 1911, um outro navio foi descoberto no Antártico e seus papéis estavam datados de 1848, ou seja, de 63 anos antes. Como alguns mamutes foram encontrados na Sibéria, não nos devemos espantar se, um dia, o célebre Holandês Voador aparecer, com suas velas ao vento. A menos que, daqui até lá , desiludidos por nossa civilização mecanica, todos esses navios desaparecidos alcancem o famoso "cemitério dos navios perdidos . . ." .

Em 1950, o couraçado brasileiro São Paulo, puxado por dois rebocadores, partiu com destino à Inglaterra onde deveria ser desmantelado. Perto dos Açores, dois cabos quebraram, o vento leve se transformou em tempestade e o São Paulo desapareceu. Aviões sairam a sua procura pois havia oito homens a bordo : tarde demais, o São Paulo recusou ser demolido.

Durante a infância ouvimos histórias sobre o "cemitério dos navios perdidos" , situado no mar dos Sargaços. Para os romancistas, esse mar sem correntes, sem ventos, coberto de algas, conserva como uma hidra, tudo o que entra no seu domínio. O que entra jamais sai! Lenda?

O Florence E. Edgett foi encontrado dez anos após ter sido abandonado perto das ilhas Sotavento. Outros autores imaginaram que nesse lugar dantesco vivia, em cima de um aglomerado de navios de todas as épocas, reunidos lado a lado, uma comunidade de naufragos de todos os países. Em 1884, foi encontrado nesse alucinante mar dos Sargaços um navio tão antigo que não era possível ler seu nome no casco . . . Mas esse barco arcaico transportava cadáveres que não tinham nada de arcaico. Assim, a lenda é muitas vezes confirmada pela realidade. A realidade pode desfazer a lenda, mas essa última é , muitas vezes, reforçada pela primeira. Tudo é lenda antes de ser conhecido. Nossos deuses morrem lentamente, mas outros deuses mais jovens os substituem. Talvez, um dia, percebamos melhor a verdade do poeta:

Objetos inanimados, tendes por ventura uma alma

Que se une à nossa alma . . .

Para quem gosta de aventuras, o cemiterio dos navios perdidos é também o cemitério dos tesouros. Os navios afundados na corrente do Golfo e na corrente norte-equatorial navegam sob a àgua, até a altura do Taiti, depois tomam a direção do norte, entram no mar dos Sargaços e encontram um banco de areia onde encalham. Depois de muitos séculos sobram apenas as armações de aço e ouro. Em Puerto Placa, dizem que o banco de areia está situado um pouco acima do Trópico do Cancer, não muito distante dos 68º de longitude leste.

Fonte: http://www.sobrenatural.org/

Um comentário: