Os Chaneques

Os chaneques, ou Nahuatl "chane ou chaneque" ("aqueles que vivem em lugares perigosos") ou ("donos da casa") são duendes da mitologia mexicana. Estes seres habitam as florestas e cuidam das nascentes, árvores e animais selvagens. Tem aparência de um pequeno homem (ou mulher). Acredita-se que eles podem assustar as pessoas e fazê-los perder a sua Tonalli (espírito) , que se não for corrigido por um ritual destinado a recuperar a Tonalli perdida o indivíduo pode morrer.

Atualmente, no sudeste do México , os chaneques são espíritos travessos, são como crianças que escondem coisas, aparecem e ou desaparecem para distrair as pessoas e fazê-las se perderem, causando desorientação por um tempo. Uma crença popular diz que se você andar sozinho pela floresta deve vestir roupas para trás para evitar que os chaneques lhe capture.

Eles podem ter três ou quatro pés, pés invertidos, corpo é deformado, não tem cauda nem orelha esquerda. São como anões com rosto de criança. Já há pessoas que dizem que são pessoas de baixa estatura, cabeça grande e pele cor de chocolate. Porém a descrição mais falada é que parecem crianças e que, como estes, gostam de fazer travessuras, como pregar peças.

Na região Tuxtlas, vivem sob o comando do deus Chaneco Chane ou Deus da terra e água, que reside em Taloqan, cantaxotalpan ou ta'altampa, localizada no submundo, onde a natureza é pródiga. Os subordinados à Chane, são chaneques inferiores e vivem em pares e tambem se casam. Chane gosta de seres humanos, mas pune os adulteros deixando-os nús e dando-lhes uma surra ou transformando-se em tigre e os devorando.

Vivem geralmente, em cavernas, florestas, rios, ruínas, montanhas, riachos, valas, morros, córregos, lagos, lagoas, pedreiras e nascentes. Eles têm a capacidade de causar doenças em seres humanos, apenas passando a mão suavemente no rosto de alguém, mas também podem ser causadas pelo "ar" que eles deixam ao passar. O Chaneque  pode ser benéfico para o homem se for branco e inimigos ou malignos se forem pretos. 

Às vezes, o "interesse" pelas crianças os leva para as casas, alguns dizem, que eles querem tornar as crianças em seus servos por isso as  mães protegem seus filhos, colocando amuletos de olho e semente marrom, cruzes de palma e colocando as roupas ao avesso.

Em geral preferem meninos, especialmente aqueles que são os maiores entre seus irmãos. Aparecem à noite, especialmente quando as crianças estão sozinhas e seus amigos. Depois de ganhar a confiança das crianças se tornam violentos e as atacam. Há muitos casos de crianças desaparecidas que é atribuido a um  rapto por chaneques.


Para quem quiser saber um pouco mais veja o vídeo abaixo (está em espanhol):


Fonte: Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário